Crise na CEI leva à destituição de Gurita; vereador garante que irá à Justiça
Figura estrategicamente importante na Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o acordo de 15 milhões de reais de ajuda financeira da Prefeitura às empresas de transporte coletivo da cidade, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), faltou à segunda reunião consecutiva da CEI, também composta pelos vereadores Fabrício Nascimento (PSB) e Cláudio Magalhães (PCdoB), prevista para acontecer na manhã de hoje.
Gurita era o relator, a pessoa que iria elaborar o parecer final da investigação. Numa primeira reunião, o parlamentar justificou a ausência alegando motivos pessoais. Hoje, não deu nenhuma justificativa por não ter comparecido. Ao Jornal Bahia Online, Gurita informou sua insatisfação com a formação da comissão e disse que, a partir de agora, o caso será decidido na justiça.
Desde as primeiras horas da definição dos membros da CEI já há uma crise estabelecida entre os componentes. Indicado verbalmente na sessão ordinária pelo próprio Gurita, então líder do governo, o nome do vereador Fabrício Nascimento não foi bem recebido pela base, apesar dele pertencer ao grupo de apoio ao prefeito. Setores da administração temem pela atuação de Fabrício, filho do ex-vereador Jailson Nascimento. Jailson, um dos coordenadores da campanha de reeleição de Marão é, hoje, considerada persona non grata por setores do governo.
Gurita chegou a pedir a substituição de Fabrício pelo vereador Ederjúnior dos Anjos. Mas foi ele quem indicou o próprio Fabrício, na sessão em que a CEI foi instaurada. Ao JBO, Gurita afirma que apesar de ter nominado Fabrício na sessão e de tê-lo eleito presidente no mesmo momento, no dia seguinte, por escrito, conforme determina o Regimento, anunciou um novo nome, que é o que deveria ser acatado pela Mesa Diretora. Por conta das duas ausências consecutivas, o JBO apurou que os outros dois membros da CEI decidiram pela destituição de Gurita da função de relatoria, passando a tarefa para o então membro, Cláudio Magalhães.
Essa semana, o vereador Gurita chegou a publicar nas redes sociais uma fotografia dentro de um ônibus. Sorrindo, escreveu sobre a experiência de utilizar o sistema. "Avaliando o estado dos ônibus da cidade", escreveu. Em alguns momentos, na Câmara, Gurita defendeu o fim do contrato das empresas com a Prefeitura de Ilhéus, por ser prejudicial à população. "Radicalizou na teoria. Se ausentou na prática", definiu um colega sobre a decisão do parlamentar em levar o assunto que interessava à toda cidade para o âmbito judicial.